Quem somos ?

O Service Voluntaire International (SVI) é uma associação Belga-Francesa-Vietnamita, sem orientações politicas nem religiosas e sem fins lucrativos e foi criada por voluntários para voluntários. 

O nosso objetivo é encorajar os jovens a serem ativos na sociedade que vivem com as nossas atividades locais e internacionais. Ajudamo-los a tornarem-se cidadãos do mundo onde são ativos, críticos e responsáveis assim como eticamente e socialmente conscientes.

Ser um voluntário não significa só estar envolvido em projetos de voluntariado no estrangeiro, também consiste em contribuir de forma sustentável para o desenvolvimento da sociedade.

O voluntariado internacional não é um fim em si mesmo, mas é uma alavanca para uma educação não formal que nos permite conhece-nos a nós próprios e aos outros. É uma forma de aprender cidadania que os vai permitir estarem envolvidos no estrangeiro ou no seu país natal depois do fim dos seus projetos.

O SVI participa ativamente no intercâmbio internacional em vários países no mundo todo. A nossa missão consiste em preparar e mandar voluntários para o estrangeiro e receber voluntários estrangeiros no âmbito de campos de trabalho organizados por organizações sem fins lucrativos.

0
Número de voluntários enviados e recebidos do estrangeiro em 2016

Ao enviar e receber voluntários do estrangeiro, nós esperamos apoiar as organizações locais sem trocar os profissionais que nelas já trabalhavam. O nosso objetivo é apoiar os projetos de caridade existentes e para encorajar iniciativas solidárias mundialmete.

0
Projetos disponíveis em 2016

Em 2016, nós enviamos para o estrangeiro cerca de 900 jovens francofonos para participarem em projetos de voluntariado e recebemos na Bélgica e França cerda de 50 voluntários internacionais. Como somos um organização jovem, a grande maioria dos voluntários que supervisionamos durante  os seus projetos têm entre 16 e 30 anos mas não há limite de idade para trabalhar como voluntário no estrangeiro.

0
Número de países onde se pode envolver num projeto

Estes voluntários envolve-se em atividades cívicas e uteis socialmente ao juntarem-se a um campo de voluntariado (durante 2 semanas) ou juntando-se a um projeto em andamento ( com a duração minima de 1 mês). Estes projetos coletivos são organizados por organizações sem fins lucrativos e juntam pessoas de diferentes países e meios sociais

0
Número das parcerias com outras organizações

A fim de criar estes projetos, o SVI trabalha com mais de 160 organizações sem fins lucrativos na Europa e no resto do mundo como iguais. A missão da organização de acolhimento consiste em ajudar os voluntários desde a sua chegada ao país enquanto a organização de envio, que neste caso é o SVI, assiste e prepara os projetos de voluntários francofonos que s irão juntar ao estrangeiro.

Estas parcerias são frequentemente avaliadas com base em contatos regulares entres os nossos coordenadores e as organizações locais. São também avaliadas com um critério mais importante: o feedback que os nossos voluntários nos enviam assim que regressam a casa

Em Outubro de 2011, a cidade de Bruxelas parabenizou o SVI pela qualidade do sue compromisso cívico e voluntário.

Em 2013, o SVI foi reconhecido pela Federação Valónia-Bruxelas como “associação de serviço aos jovens”.

Desde 2014, o SVI é membro executivo da federação de jovens Relie-f

Em 2015, o Gabinete Internacional da Juventude reconheceu o SVI como uma organização de envio e coordenação no âmbito do programa Erasmus + Europeu.

No final de 2016, Isabelle Simonis, ministra da Juventude da Federação Valónia-Bruxelas, reconheceu oficialmente o SVI como uma organização juvenil.

O que é uma associação Juvenil?

Na Bélgica francófona, as organizações juvenis  são um pilar importante da vida cultural e associativa e também um parceiro-chave na política de juventude. São associações voluntárias dirigidas a um público composto principalmente de jovens com menos de 30 anos e que contribuem para o desenvolvimento pelos jovens das suas responsabilidades e competências pessoais. O seu objectivo é torná-los cidadãos ativos, responsáveis e críticos na sociedade. As associações Juvenis são regidas pelo decreto belga de 27 de Março de 2009.

A nossa equipa é feita de voluntários, jovens a fazer o seu serviço cívico, estagiários e trabalhadores não remunerados que são supervisionados por 5 trabalhadores permanentes. Através das suas implicações, cada um deles ajuda-o a beneficiar da sua própria experiência como voluntário e apoia-o durante a implementação do seu projeto.

Se quiser continuar o seu compromisso ao fim do seu projeto de voluntariado, pode-se juntar à nossa equipa para participar no desenvolvimento da organização e para partilhar as suas experiências com futuros voluntários.